3ª SEMANA - 19 de ABRIL
NESSA SEMANA ESTUDAMOS O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA TV ESCOLA. NELE VIMOS PROPOSTAS DE COMO TRABALHAR ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SALA DE AULA. ALGUMAS DAS EXPERIÊNCIAS CITADAS NO PROJETO "ALFALETRAR" DE MINAS GERAIS AJUDARÁ VOCÊ EM SUA PRÁTCA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
NESSA SEMANA ESTUDAMOS O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA TV ESCOLA. NELE VIMOS PROPOSTAS DE COMO TRABALHAR ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM SALA DE AULA. ALGUMAS DAS EXPERIÊNCIAS CITADAS NO PROJETO "ALFALETRAR" DE MINAS GERAIS AJUDARÁ VOCÊ EM SUA PRÁTCA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
O ALFALETRAR desenvolve trabalhos diários, como: leitura de histórias, visitas constantes às bibliotecas, envolvimento dos alunos em atividades culturais, etc. Outro ponto interessante do projeto é a análise em equipe do desempenho dos estudantes. A partir das atividades avaliativas, as professoras de todas as instituições de ensino da cidade conversam e definem seus próximos passos. Assim, todos os estudantes recebem educação com o mesmo padrão de qualidade. Desta forma percebe que o trabalho em equipe e em projeto faz sim a diferença.
ResponderExcluirIvete Alves Oliveira
ResponderExcluirAlfabetização e Letramento
A palavra letramento, introduzidos na linguagem da educação e das ciências lingüísticas há pouco mais de duas décadas; seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização. Esses comportamentos e práticas sociais de leitura e de escrita foram adquirindo visibilidade e importância à medida que a vida social e as atividades profissionais foram-se tornando cada vez mais centradas na língua escrita, revelando a insuficiência de apenas alfabetizar no sentido tradicional – a criança ou o adulto, por meio de afirmações como “alfabetização não é apenas aprender a ler e a escrever”, “alfabetizar é muito mais que apenas ensinar a codificar e decodificar” é o que pode justificar o surgimento da palavra letramento.
Érica Cardoso Rodrigues de Souza
ResponderExcluirO termo letramento passar a existir quando se tornou mais evidente o dificuldade do 'analfabetismo'. A ausência de conhecimento sobre leitura e escrita energizou uma inquietação maior para que se motivasse questionamentos para debater a problemática. Logo em seguida, entenderam que não bastaria apenas ler e escrever, mas usar esses conhecimentos adequadamente de caráter interpretativo. O letramento, em série comuns, pode ser acentuado como categoria de quem não sabe só ler e escrever, mas desenvolve e cumpre as práticas sociais que usam a escrita. É importante que o professor inserira os alunos no mundo da escrita, visitando a biblioteca, dramatizando histórias,também nas artes em geral dança, pintura, música. Mais importante do que saber como se ensina, é saber como a criança aprende. Não devemos analisar apenas a nossa prática, mas também estudar o processo de aprendizagem da criança como um todo.
Achei o projeto bem rico,pois ele desenvolve trabalhos ricos na área da literatura infantil oportunizando para os alunos conhecer esse universo infantil tão rico em conhecimento e aprendizagem, faz com nossos alunos se sintam entusiasmados e motivados ao participar desse tipo de atividade, partindo desse ponto o professor terá uma ferramenta rica em suas mãos para ajuda-lo a desenvolver as mais ricas e prazerosas atividades. Achei interessante a forma como todas as professoras juntas depois realizam a avaliação das atividades desenvolvidas durante o projeto. Dessa maneira pode-se fazer mudanças, rever algo que não deu certo.
ResponderExcluirEscola Municipal Agrovila Central
ResponderExcluirO termo letramento passar a existir quando se tornou mais evidente, a ausência de conhecimento sobre leitura e a escrita energizou uma inquietação maior para que se motivassem questionamentos para debater a problemática. Logo em seguida, entenderam que não bastaria apenas ler e escrever, mas usar esses conhecimentos adequadamente de caráter interpretativo. Por tanto É importante que o professor insira os alunos no mundo da escrita, visitando a biblioteca, dramatizando histórias, também nas artes em geral dança, pintura, música. Mais importante do que saber como se ensina, é saber como a criança aprende.
ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL MT A partir das atividades avaliativas, as professoras de todas as instituições de ensino da cidade conversam e definem seus próximos passos. Esses comportamentos e práticas sociais de leitura e de escrita foram adquirindo visibilidade e importância à medida que a vida social e as atividades profissionais foram-se tornando cada vez mais centradas na língua escrita, revelando a insuficiência de apenas alfabetizar no sentido tradicional – a criança ou o adulto, por meio de afirmações. Dessa maneira pode-se fazer mudanças, rever algo que não deu certo.
ResponderExcluirSim pois a proposta é ótima no intuito do professor realizar a leitura de histórias, visitas constantes às bibliotecas, envolvimento dos alunos em atividades culturais, etc. Enriquecendo sua pratica pedagógica.
ResponderExcluirLucelia Escola Municipal Agrovila Central.
ResponderExcluirEntendi que a palavra letramento e a palavra alfabetização caminham em objetivos e metodologia diferenciadas. Precisamos sempre refletir nossas praticas como mostrou o projeto,diante de nossas dificuldade de aprendizagem .Achei interessante a forma como todos os professores juntos realizarão as atividades previstas,durante o projeto.
Escola Municipal Agrovila Central
ResponderExcluirProfessora Giovana de Oliveira Pereira
Pois pude perceber que sim, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO caminham juntos além de terem o enfoque de metodologias diferenciadas, pois pode ser observados nas historinhas relatadas no vídeo e nas atividades realizadas pelos alunos.
Acredito que o desenvolvimento é de suma importância, o documentário nos da uma base muito boa para desenvolvermos o trabalho em sala, as ferramentas utilizadas no ALFALETRAR vem de encontro principalmente com a realidade dos alunos, o que na atualidade é fundamental para o crescimento cognitivo do aluno.
ResponderExcluirLucimeiri Ribeiro de Sousa
ResponderExcluirNão tenho dúvida, de que veio acrescentar muito meus conhecimentos, pois uma nova visão faz agente refletir os nossos métodos, e abrindo mão daquilo de achamos estar errado e aprimoramos melhor nosso trabalho. E tudo de novo que vimos pode ser conciliados aos nossos dia a dia.
Um ponto interessante que pude observar está relacionado aos trabalhos realizados com o auxilio de pesquisas na biblioteca e para fundamentar esse trabalho o acompanhamento por parte do professor que terá subsídios para avaliar o desempenho de seus alunos. Outro ponto importante é o trabalho com projeto, mas acredito que esse tipo de trabalho exige do professor um bom entendimento do que é trabalho por projetos, mas acredito que este tipo de trabalho me ajudará em minha pratica.
ResponderExcluirPude perceber que a diferentes, maneiras na qual cada profissional trabalha com situações parecidas sendo assim não quer dizer que há alguma errada mais sim maneiras diferenciadas na qual nos professores trabalhamos. contudo tenho certeza que ao ter visto o vídeo aprendi varias tecnica na qual é de aprendizagem para meus alunos.
ResponderExcluirO vídeo nos mostra que o trabalho de alfabetizar com a metodologia com jogos pedagógicos colocando as crianças para produzir junto com o professor durante a construção da leitura e escrita desenvolvem um trabalho prazeroso e instiga a criança para o seu aprendizado.
ResponderExcluirAtravés dos videos podemos fazer uma análise da conduta e metodologia que utilizamos dentro de sala, e se é viável ao aprendizado de nossos alunos.
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