4ª SEMANA - 26/04/2012
QUERIDOS:
DURANTE NOSSO ESTUDO DO TEXTO "A EDUCAÇÃO, VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR" AS FALAS DA EDUCADORA MARIA CRISTINA MANTOVANINI NOS PROVOCOU UMA CERTA INDIGNAÇÃO. FICAMOS PARA LER O TÍTULO PARA REFLETIR E REPENSARMOS AS FALAS DA ESTUDIOSA. DIANTE DISSO LHES INDAGO: A SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO AS FALAS DA ESTUDIOSA MUDOU? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
QUERIDOS:
DURANTE NOSSO ESTUDO DO TEXTO "A EDUCAÇÃO, VISTA PELOS OLHOS DO PROFESSOR" AS FALAS DA EDUCADORA MARIA CRISTINA MANTOVANINI NOS PROVOCOU UMA CERTA INDIGNAÇÃO. FICAMOS PARA LER O TÍTULO PARA REFLETIR E REPENSARMOS AS FALAS DA ESTUDIOSA. DIANTE DISSO LHES INDAGO: A SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO AS FALAS DA ESTUDIOSA MUDOU? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
Este trabalho trata da realização de uma observação sobre leitura crítica no ensino pedagógica do professor. Utilizamo-nos de uma metodologia coesa com a realidade tanto do aluno quanto da escola em que a observação foi realizada, partindo de uma diversificada Constatando-nos que formar um leitor crítico não depende só de colocar o aluno para ler, mas sim para praticar constantemente a leitura dos vários textos e extrair deles o seu significado.
ResponderExcluirNesta reflexão pude percerber que a educadora voltou atrás em sua fala que antes julgava ser responsabilidade somente dos professores agora é também é dos pais.Penso que ainda falta comprometimento dos pais na educação dos filhos, Porque ensinar cabe ao professor e educar cabe a familia.
ResponderExcluirLUCELIA ESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL
ResponderExcluirAo ler os textos podemos perceber que a professora usou duas fala diferente.julgava toda a culpa enzima do professor.Depois culpou a família.Eu ainda penso que falta comprometimento da família ainda é muito.
A educadora crítica os professores por citarem que á responsabilidade é mais dos pais e não dos professores,A escola cabe ensinar em parceria com a família só que nas últimas décadas isso se inverteu muito,hoje a escola tem o papel de educar,ensinar ficando sobrecarregada por atribuírem á ela tanta responsabilidade,acaba pela família deixar de lado suas obrigações e cobrarem da escola,educação começa em casa a escola só irá ampliar o que os alunos já trazem.
ResponderExcluirÉrica Cardoso Rodrigues DE Souza
ResponderExcluirESCOLA AGROVILA CENTRAL
Após a leitura tenho mas certeza que só teremos uma educação eficaz quando houve verdadeiramente o envolvimento da família, estado, professores e sociedade, assim formaremos, cidadãos críticos, formadores de opinião e reflexivos, quando ouvimos a frase todos pela educação , vejo que realmente precisamos deste "todos".
Educadora MARIA CRISTINA MANTOVANINI coloca em sua fala a responsabilidade toda sobre os professores. Uma vez que o papel dos pais é fundamental na formação do individuo como cidadão.
ResponderExcluirPois apos a leitura tive a certeza que nos educadores temos que nos valorizar mas e só assim seremos valorizados como profissionais PROFESSORES...
ResponderExcluir1. Feito esta reflexão percebi que a educadora Maria Cristina Montovanini julga ser responsabilidade somente dos professores a educação das crianças. Penso ainda que falta um companheirismo dos pais com a escola na educação dos filhos. Porque ensinar cabe tanto aos professores quanto a família.
ResponderExcluirCom base na leitura acredito que a formação do indivíduo deve ser dada principalmente e primeiramente pela família, pois são os pais que são responsáveis pela criação do mesmo, sendo assim tal questão deve ser mais atentada por parte destes. A escola tem sim a responsabilidade de educar e ensinar, mais para que este sujeito possa se sobressair nas diversas situações sociais, profissionais e intelectuais.
ResponderExcluirSim, pois ao ler o texto da professora tive esclarecidas algumas duvidas que eu tinha. E acredito que iremos mudar a forma de ensinar a partir do momento que mudarmos a forma como vemos os problemas encontrados no ato de educar e passarmos a entender a educação como ferramenta de transformação social.
ResponderExcluirAcredito que a formação de cada individuo de pende da família em primeiro lugar. E nos como professores só iremos conseguir mudar a forma de ensinar partir da hora que mudarmos a maneira em que nos vemos os problemas e com isso temos a responsabilidade de ensinar e educar.
ResponderExcluirSegundo Cristina Montovanini, a educação é de suma responsabilidade dos educadores, mas acredito que é responsabilidades de todos tantos dos pais quanto dos educadores. Que é um trabalho conjunto.
ResponderExcluirAcredito que educação é de responsabilidade de todos família, escola e estado. A família, por seu turno, tem o dever de educar os filhos sob sua tutela, a escola e o estado incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
ResponderExcluirESCOLA MUNICIPAL AGROVILA CENTRAL
ResponderExcluirAPÓS LER O TEXTO DA PROFESSORA MARIA CRISTINA MANTOVANINI PUDE PERCEBER QUE A EDUCADORA CRÍTICA OS PROFESSORES POR CITAREM QUE Á RESPONSABILIDADE É MAIS DOS PAIS QUE DOS PROFESSORES, ACREDITO QUE A EDUCAÇÃO É DE RESPONSABILIDADE DE TODA A FAMÍLIA, ESCOLA E ESTADO. A FAMÍLIA, POR SUA VEZ, TEM O DEVER DE EDUCAR OS FILHOS SOB SUA TUTELA, JÁ A ESCOLA CABE ENSINAR EM PARCERIA COM A FAMÍLIA, MAS ISSO NÃO VEM ACONTECENDO POR TANTO A ESCOLA ESTA SOBRECARREGADA DE ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADE, QUE DEVERIAM SER DA FAMÍLIA.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIvete Alves
ResponderExcluirAo lermos o texto da autora M Cristina chegamos à conclusão que a responsabilidade de ensinar não é somente do professor e também dos país pois se todos as partes se unirem, escola e país, conseguiremos uma educação de qualidade