Apoio ao Professor

Apoio ao Professor
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UMA ETERNA CONSTRUÇÃO

sábado, 14 de abril de 2012

FORMAÇÃO CONTINUADA ESCOLA


1ª SEMANA – 05 DE ABRIL – FICHAS
Nesta primeira semana refletimos sobre as fichas descritivas finas que redigimos ano passado. Após essa reflexão comente o que você mudará na redação de suas fichas esse ano.

16 comentários:

  1. Após as reflexões que fizemos observei que devo ser mais clara no que meu aluno apreendeu, onde ele tem dificuldades,onde tem facilidades,deixar claro os conteúdos que foram trabalhados em sala.

    ResponderExcluir
  2. Após as refletirmos sobre as fichas percebi que ao redigi-las devo deixa claro o que meu aluno aprendeu e apreendeu,citar onde ele tem dificuldade, dar clareza nos conteúdos ministrados em sala.

    ResponderExcluir
  3. Ao refletirmos pude percebe que ao redigir as fichas descritivas não se deve ter emotividade, pois assim prejudicamos os alunos e, além disso, devem-se citar os conteúdos trabalhados no bimestre e deixando bem claro o que meu aluno apreendeu e no que tem dificuldade sendo assim os pais quando lerem suas fichas poderá nota com clareza como o seu filho está em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Ivete Alves de Oliveira
    Na formação continuada do dia doze de abril fizemos uma analíse das fichas descritivas que haviamos redigido no ano passado, percebemos que precisamos fazer algumas mudanças para ficar mais nitido para os país e leitores deste documento o que realmente o aluno apreendeu descrevendo o conteúdo assimilado por este e suas dificuldades.

    ResponderExcluir
  5. Na ficha que analisamos percebemos que, faltou detalhamento em explicitar as dificuldades descrita do aluno. E nos leva a uma reflexão, que devemos atentar mais para o cognitivo do aluno e menos para o efetivo, emocional.

    ResponderExcluir
  6. No dia 12 de abril nós da Escola Agrovila Central, fizemos uma reflexão á respeito das fichas descritivas finais do ano de 2011. Após essa reflexão todos nós percebemos que, como professores deveremos ser mais claro em nossos relatórios. Em relação ao comportamento e ao que nossos alunos apreenderam, onde está as suas dificuldades e facilidades, deixar claro os conteúdos que foram trabalhados em sala. Por tanto em comum acordo acreditamos que as mudanças aqui são necessárias, para ficar mais nítido para os país e leitores deste documento o que realmente o aluno apreendeu descrevendo o conteúdo assimilado por este e suas dificuldades.

    Marly do Couto Antunes

    ResponderExcluir
  7. No ano passado não estava atuando, mas deu pra perceber que ouve várias mudanças.Temos que fazer as fichas com mais clareza,para que os pais possam perceber o que foi ensinado e o que seu filho aprendeu e os conteúdos trabalhados em sala durante o bimestre.

    ResponderExcluir
  8. Na ficha descritiva que analisei,comprendi que a professora deixou bem claro os conteúdos que a aluna não havia aprendido e o que teria maiores dificuldades,mas em relação ao que a aluna realmente sabia não estava claro,então pude perceber sobre a importãncia dessa ficha ser bem clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  9. Após a reflexão pode-se perceber que tem que haver mudanças ao redigir as fichas contudo devemos agir com emotividade se não prejudicamos os nossos alunos pois temos que deixar bem claro os conteúdos que foram trabalhados em sala.

    ResponderExcluir
  10. Lucelia Escola Municipal Agrovila Central
    Na ficha de avaliação descritiva que pesquisei,entendi que a educador deixa bem claro o cognitivo e afetivo do aluno e também o conteúdo.Porém precisamos focar mais no conteúdo trabalhado,e também no desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  11. Neste primeiro encontro foi refletido sobre as fichas descritivas dos alunos, os pontos corretos e o que deve ser melhorado. Incluindo os conteúdos trabalhados no decorrer do bimestre.

    ResponderExcluir
  12. Pude perceber após a reflexão, que é preciso deixar bem claro nas fichas o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

    ResponderExcluir
  13. Após a reflexão obtive maiores informações de como poderiam ter sido feitas as fichas do ano passado, apesar de não ter tido participação direta no ano passado esse ano acredito que me atentarei nas questões coerência e coesão textuais, sem deixar de analisar a ortografia em meus relatórios, ser mais detalhista nos quesitos que envolvem o aprendizado do aluno é um ponto crucial que não pode deixar de ser avaliado.

    ResponderExcluir
  14. Após as reflexões feitas a respeito das fichas descritivas acredito que para melhor nosso trabalho e o entendimento de quem Le as fichas que produzimos, devemos fazer o relatório de aprendizado de nossos alunos focando mais nos conteúdos que este conseguiu assimilar e deixando bem claro nas fichas os conteúdos que o aluno teve dificuldade. E a partir disto farei minhas fichas com foco maior no ensino aprendizado e focarei menos as relações sociais desse aluno em sala.

    ResponderExcluir
  15. Lucimeiri Ribeiro de Sousa
    Após a reflexão das fichas, pude observar que deve ser claras e objetivas nossas descrições, principalmente no que o aluno encontra mais dificuldades, para que facilite a interpretação de novos professores se porventura o aluno for transferido.

    ResponderExcluir
  16. Durante a reflexão de analise das fichas pude perceber que ficamos focados no social do aluno e deixamos de mostrar o cognitivo de sua aprendizagem.

    ResponderExcluir